NOTÍCIAS

atividades pedagógicas 15:48, 30 out 2020 Semana do Conhecimento tem atividades práticas para alunos

Semana do Conhecimento tem atividades práticas para alunos

De 3 a 6 de novembro, acontece a primeira edição da Semana do Conhecimento, período em que professores da rede estadual vão propor atividades práticas para que os alunos relacionem o conteúdo visto em sala de aula com o seu cotidiano. As experiências “mão na massa”, que têm o intuito de instigar a curiosidade científica dos estudantes, são divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

As atividades foram planejadas para que o aluno possa desenvolvê-las em casa, individualmente. Entre as propostas, há criação de histórias em quadrinhos, maquetes e caricaturas, além de experimentos científicos. A professora de Química Bete Bellini, por exemplo, propôs uma experiência de estudo da fluorescência, indicada para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Ela consiste em cobrir a lanterna do celular com cinco camadas de fita adesiva transparente pintada com caneta permanente azul. O aluno, então, aponta o dispositivo, com a lanterna acesa, para objetos que possuem substâncias químicas que emitem fluorescência. O resultado é uma simulação do efeito da luz negra — o aluno poderá observar como os objetos que contêm compostos fluorescentes são “revelados” quando expostos a uma emissão ultravioleta.

“A experiência poderia ser feita com lâmpadas negras, que custam R$ 30. Mas, como nem todo aluno tem condições de comprar, decidi propor o uso de materiais que eles já têm em casa ou que podem comprar sem gastar muito”, diz Beth. “Acredito que vão adorar. Quando eu fazia em sala de aula, as crianças enlouqueciam. Ficavam todas com as lanternas acesas pela escola”, lembra.

Já a professora de Ciências Larissa Fedalto ensina a fazer um minimotor elétrico usando uma pilha alcalina, um pedaço pequeno de fio de cobre e um ímã. O objetivo é auxiliar no entendimento do aluno acerca da eletricidade e do magnetismo. “Esse tipo de atividade, simples, fácil e barata, torna o aprendizado mais significativo, mais lúdico”, afirma a professora. “Vou incentivar os meus alunos, para ver se damos um ‘up’ nas notas e, de quebra, divulgamos os trabalhos deles.”

A entrega das atividades deve ser feita até 13 de novembro, por meio do envio de vídeos gravados durante o experimento ou de fotos acompanhadas de textos de descrição da atividade e do conteúdo relacionado a ela. Após, os professores avaliarão os projetos e poderão recompensar os alunos com a adição de 20 a 30 pontos na nota do terceiro trimestre.

Os docentes que desejarem conferir dicas para organizar as tarefas podem acompanhar o Canal do Professor, que reunirá dicas de temáticas e de elaboração de atividades de acordo com cada disciplina. Já o perfil da Seed no TikTok — @ficadicaseedpr — publicará uma seleção de vídeos de atividades divertidas propostas por professores do estado.

Tags: PR atividades pedagógicas