NOTÍCIAS

Volta às aulas 18:08, 18 fev 2020 Rede Estadual de Ensino de MS inicia as atividades do ano letivo de 2020 nesta quarta-feira

Rede Estadual de Ensino de MS inicia as atividades do ano letivo de 2020 nesta quarta-feira

Exceção fica para as unidades que fazem parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, que iniciarão as atividades com os estudantes no dia 02 de março.

Campo Grande (MS) - Nesta quarta-feira (19.02), mais de 200 mil estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) iniciam as atividades de 2020 em todos os 79 municípios do Estado. São crianças, adolescentes e adultos presentes em salas de aula dos ensinos Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, Cursos Técnicos e Profissionalizantes, além de projetos educacionais da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS).

A data é válida para a maioria das unidades da Rede, exceto para aquelas que fazem parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que terão o início das aulas no dia 02 de março. Uma das novidades para este ano de 2020, o programa conta com duas escolas da REE na Capital - Campo Grande.

A primeira, EE Alberto Elpídio Ferreira Dias – prof. Tito, em fase final de construção, vai colocar em prática uma proposta desenvolvida em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). Já a segunda, EE Marçal de Souza, que fará parte do Programa com a parceria da Polícia Militar (PMMS), foi responsável pelo atendimento à mais de 800 estudantes em 2019, matriculados nos ensinos Fundamental e Médio.

Vale destacar que as escolas não serão escolas militares. A gestão será realizada em colaboração a fim de contribuir com a melhoria do ambiente escolar. De acordo com o Governo Federal, idealizador do projeto, a escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da Educação Básica do País. A proposta prevê, ainda, a construção de um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, pais e responsáveis.

Ensino em Tempo Integral

Outra novidade na Rede Estadual é o aumento no total de escolas que trabalharão com o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Se no ano passado a REE contava com 27 unidades em 16 municípios, para 2020 serão 42 escolas, espalhadas por 22 cidades de Mato Grosso do Sul. Somadas às unidades que atendem o Ensino Fundamental em Tempo Integral e Educação Profissional, o total chega a 62 escolas.


Tags: Mato Grosso do Sul MS Volta às aulas