NOTÍCIAS

Saepi 18:43, 21 nov 2019 Mais de 125 mil alunos participam do SAEPI

Foto:

Nesta quinta-feira (21), mais de 125 mil alunos da rede estadual de ensino, do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional responderam as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). Ocorreram aplicações em 592 escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de todo o Piauí.

O exame visa diagnosticar o desempenho dos alunos da Seduc, especialmente, em duas áreas do conhecimento, Língua Portuguesa e Matemática, para que sejam definidas as ações prioritárias de intervenção na rede e, consequentemente, melhorar o desempenho dos alunos.

A técnica de Sistema de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), instituição nacional parceira da Seduc na iniciativa, Lídia Silva, revela que a parceria se implementa inicialmente a partir do diagnóstico das condições da rede, posteriormente na efetiva aplicação, quando a avaliação acontece e, na sequência, com o processamento dos resultados e na divulgação detalhada desses resultados. "De posse dos dados, conseguimos divulgá-los em um sistema macro e em uma sequência hierárquica trazemos informações sobre municípios, escolas e alunos, conseguindo resultados minuciosos sobre a realidade da rede. Posteriormente, trazemos a possibilidades de intervenção para resolver os problemas diagnosticados com a geração dos resultados", completa.

Desde o início do ano, as escolas oferecem aulas extras e palestras explicativas sobre a importância da prova, que tem um peso semelhante à prova Brasil. Além dos testes, todos os alunos, professores e diretores responderam também a um questionário contextual e socioeconômico, como forma de identificar fatores associados à aprendizagem e uma visão mais detalhada da realidade educacional.

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Jacob Demes, localizado em Floriano, também fizeram a prova do SAEPI nesta quinta. "Mais um sucesso de organização das avaliações externas. Agradecemos à equipe da 10ª Gerência Regional e agora estamos aguardando os bons resultados", disse a gestora do Ceti, Raimunda Borges.

Para a gerente da 10° GRE, Maria Antonieta, a aplicação do SAEPI nas escolas jurisdicionadas à Gerência ocorreu de forma tranquila e satisfatória. ?Tivemos um número significativo de participação. As escolas se mobilizaram e ofereceram lanche reforçado e mimos aos alunos. Os técnicos da GRE acompanharam e auxiliaram as escolas durante a aplicação das avaliações?, explica.

A diretora da Unidade de Planejamento da Seduc, Sicília Amazonas, esclarece que o SAEPI é uma ação de suma importância, pois é uma ferramenta criada no Piauí que avalia o trabalho da escola e testa os conhecimentos dos alunos.

"O Piauí tem conseguido avançar significativamente na proficiência dos alunos. O trabalho desenvolvido pela Seduc está impulsionando a partir da verificação de onde precisamos melhorar, traçando os rumos das interferências pedagógicas, antecipando o Saeb e dando melhoria do ensino o que reflete também na nota do IDEB", completa da diretora.

"O Saepi é um grande instrumento de auxílio no diagnóstico da qualidade da educação que oferecemos em todo o Estado. A partir do seu resultado vamos redirecionar o planejamento e a prática pedagógica, traçar estratégias e melhorar cada vez mais os nossos indicadores", garante o secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera Moura.