NOTÍCIAS

Paraíba 12:37, 22 nov 2019 I Festa Literária da Rede Estadual movimenta cidades em torno da leitura literária em escolas e comunidades

Foto: Daniel Medeiros

A I Festa Literária da Rede Estadual (Flirede) realizada pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Teologia (SEECT) mobilizou esta semana a comunidade escolar de diversas cidades através de inauguração e reinauguração das bibliotecas das escolas estaduais; leituras de livros de ficção nas praças das cidades da Paraíba; momento de leitura de poemas em hospitais, em instituições de caridade e lar de idosos, e homenagem aos 16 escritores escolhidos por cada Gerência Regional de Ensino (GRE). O projeto tem como tema ‘Leitura literária e identidade cultural’.

As intervenções estão acontecendo desde agosto deste ano com objetivo de incentivar a leitura literária nas escolas da Rede Estadual. A culminância das ações vai acontecer em todas as Gerências Regionais de Educação até o dia 05 de dezembro. Começou na última segunda-feira (18) em Patos e foi realizada esta semana nas cidades de Guarabira, Cuité e João Pessoa. Na semana que vem, acontece em Monteiro, Itabaiana, Campina Grande, Princesa Isabel, Pombal, Itaporanga, Cajazeiras e Sousa.

Os escritores homenageados estiveram na culminância, falaram sobre a importância da leitura e escrita, e participaram de rodas de conversas. Em Patos o homenageado foi o escritor Flávio Sátiro Fernandes; em Guarabira, Elciane de Lima Paulino, em Cuité Kyldelmir Dantas e em João Pessoa Ana Adélaide Peixoto e Vitória Lima.

Na Capital - Na 1ª GRE, em João Pessoa, a culminância foi realizada na última quinta-feira (21) e reuniu professores, gestores, estudantes, o Secretário da SEECT, Cláudio Furtado e a Secretária de Gestão Pedagógica da SEECT, Giovanna Marques, no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, em Mangabeira. O evento homenageou as escritoras paraibanas, Ana Adélaide Peixoto e Vitória Lima.

O acolhimento dando boas-vindas aos convidados foi realizado pelos alunos da Escola Cidadã Integral Horácio de Almeida por meio de apresentações das danças coco, ciranda e frevo; apresentaram também a peça ‘O homem que desafiou o diabo’ de Ariano Suassuna, além de exposições de pinturas e maquete retratando a cultura paraibana. Na programação os alunos da 1ª Gerência homenagearam as escritoras recitando poema no gênero cordel, musicalização do poema de Vitória Lima e acróstico com os escritos das autoras.

O Secretário da SEECT, Cláudio Furtado, falou da importância da ação literária na Rede Estadual. “Valorizar a literatura dentro das escolas da Rede Estadual, promovendo o conhecimento de nossos escritores, é essencial para incentivar crianças e jovens a escreverem e assim despertar novas vocações”, falou.

Para a Secretária de Gestão Pedagógica, Giovanna Marques, “a homenagem aos escritores de nosso estado é uma motivação para que a gente mantenha viva na alma de cada paraibano o valor que a nossa cultura tem, além disso, a ação visa resgatar uma prática que muitas vezes fica adormecida, que é a prática da leitura literária. A culminância em cada Gerência Regional superou as expectativas”, disse.

Homenageadas - A escritora e poeta, Ana Adelaide Peixoto, se sentiu honrada pela homenagem. “Estou surpresa e feliz, por que a educação é tudo, a literatura é um agente transformador. Escrevo há muitos anos, mas só publiquei os meus primeiros livros em 2016, então sou uma escritora tardia, e ser reconhecida por uma rede de ensino com essa multidão de alunos e poder propagar meus escritos com professores e gerentes está sendo de muito orgulho para mim”, contou.

Vitória Lima, ressalta, “é importante que os alunos conheçam os escritores vivos do estado, estou emocionada por estar representando as minhas amigas escritoras nesse projeto”.

Para a estudante da Escola Cidadã Integral Técnica Raul Cordula, Lídia Nunes, “A festa literária é uma oportunidade para nós alunos de conhecermos os escritores do nosso estado e isso é uma forma de acreditar e não desistir de nossos sonhos”, falou.

Flirede Social - Já na manhã desta sexta-feira (22), os alunos da Escola Cidadã Integral Técnica João Goulart; Escola Cidadã Integral Pedro Anísio; Escola Cidadã Integral Horácio de Almeida e a Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental José Vieira visitaram o Condomínio Cidade Madura, em Mangabeira, para a realização da ‘Flirede Social’. Os estudantes distribuíram livros de literatura e fizeram um momento de leitura para os idosos.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/i-festa-literaria-da-rede-estadual-movimenta-cidades-em-torno-da-leitura-literaria-em-escolas-e-comunidades


Tags: Paraíba Estudantes PB Rede Estadual Escolas Festa literária