NOTÍCIAS

Parlamento Jovem 12:54, 10 nov 2020 Estudantes goianos tomam posse no programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020

Estudantes goianos tomam posse no programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020

Solenidade foi realizada por meio de um encontro virtual, que reuniu os 78 jovens selecionados em todo o Brasil

Uma solenidade virtual, realizada na última sexta-feira (06/11), marcou a posse dos 78 estudantes jovens selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020, promovido pela Câmara dos Deputados. A cerimônia, presidida pela deputada Paula Belmonte, contou com a participação dos três representantes goianos que, agora, atuarão como deputados jovens.

Geovanna Alves do Nascimento Freitas, de Turvelândia; Marcelo Natal Borges de Jesus Filho, de Aparecida do Rio Doce; e Maria Clara Amorim de Souza, de Campos Belos, são os representantes goianos na bancada do Parlamento Jovem Brasileiro 2020. Junto aos outros 75 jovens, eles analisarão e a discutirão as propostas legislativas apresentados ao longo do programa.

Cerimônia de diplomação e posse

Em razão da pandemia de Covid-19, a solenidade de diplomação e posse dos selecionados foi realizada de forma virtual e transmitida no canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

“A Câmara dos Deputados dá as boas-vindas aos jovens de todo o Brasil que hoje, oficialmente, iniciam a sua participação em um dos mais importantes programas de Educação para a Cidadania, mantidos por essa casa: o Parlamento Jovem Brasileiro” escreveu o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em discurso lido pela deputada Paula Belmonte.

Maia reforçou ainda os desafios que os jovens irão enfrentar ao longo dessa jornada, na qual terão que debater as propostas legislativas por eles criadas e defender suas ideias diante dos demais membros do programa. “Ao longo de toda a sua atividade, cada estudante só terá ao seu dispor uma única ferramenta para fazer valer as suas convicções: a palavra, o convencimento, sua capacidade pessoal de persuasão e de negociação”, escreveu.

Na oportunidade, os jovens prestarem juramento e prometeram cumprir, manter e defender a Constituição Brasileira, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil, encerrando a cerimônia de posse.

Participantes

“Eu sempre gostei de política e estar na política de forma mais efetiva, sendo deputado jovem, está sendo incrível”, afirma o estudante Marcelo Borges, do Colégio Estadual São João, em Aparecida do Rio Doce. Para ele, o fato de ser morador da zona rural, em um município pequeno, e ainda assim conseguir participar do programa é motivador e o inspira a manter as melhores expectativas para o futuro.

Já para a estudante Maria Clara Amorim de Souza, a experiência renderá aprendizados no aspecto pessoal. “Além das opiniões heterogêneas, (o programa) mostra o quanto saber ouvir, e não aceitar, mas entender o que o outro defende é importante. Está sendo um momento muito rico”, conclui.

O PJB

Criado em 2003, o PJB oferece a oportunidade para que jovens estudantes de Ensino Médio experimentem, durante uma semana, a rotina dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o país.

Os estudantes selecionados no programa tomam posse como deputados jovens e participam ativamente das ações. Ao longo de todo o processo, os participantes são desafiados a desenvolverem o domínio da linguagem, a compreensão de fenômenos, a construção de argumentação e a elaboração de propostas, competências exigidas na matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Tags: Parlamento Jovem GO Governo de Goiás Ronaldo Caiado Paralamento Jovem Brasileiro