NOTÍCIAS

Sergipe 12:14, 28 mai 2021 Centro de Excelência Vitória de Santa Maria desenvolve o projeto Cirandar: Uma infância sem perigo

Foto: Eugênio Barreto/Seduc

O Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral, localizado no bairro Santa Maria, em Aracaju, dá continuidade ao projeto Cirandar: Uma infância sem perigo, em alusão ao Dia Nacional de Luta e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, atribuído ao dia 18 de maio. Nessa data, o coro das instituições de defesa dos direitos da criança e do adolescente e das unidades de ensino da Rede Pública Estadual reforçam a necessidade de falar sobre os riscos e cuidados a serem tomados para proteger a população infantojuvenil brasileira. 

No Centro de Excelência  Vitória de Santa Maria, o projeto que visa contribuir para um despertar da sensibilidade e consciência para a promoção dos cuidados relacionados às circunstâncias que afetam crianças e adolescentes teve início no mês de abril e terá continuidade até junho deste ano, como uma forma de potencializar a prevenção contra o abuso e a exploração sexual, partindo pelo viés de que o período de isolamento social pode expor crianças e adolescentes ao assédio de abusadores dentro de casa ou na internet. 

Os jovens matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral estão envolvidos nas atividades de Arte, sob a coordenação das professoras Maria Carneiro e Maria de Lourdes. Há seis anos o Centro de Excelência trabalha a temática juntamente com a participação da comunidade escolar, em uma proposta de informar, sensibilizar e conscientizar sobre os riscos que violam os direitos da criança e do adolescente relacionados a violências com abusos e explorações. "O projeto foi uma iniciativa que tivemos devido a necessidade do momento em que vivemos de pandemia. Dessa forma, desde 2015 desenvolvemos ações dessa natureza", disse a professora Maria Carneiro, que também leciona Arte no Centro de Excelência Vitória de Santa Maria.

De acordo com o pedagogo da unidade de ensino, Ricardo Teles, o projeto continua com ações a serem desenvolvidas no percurso do semestre, dentre as quais estão reuniões com professores e alunos para discutir o projeto; distribuição de atividade entre partes; agenda e cronograma; apresentação dos trabalhos e avaliação. O projeto visa a desenvolver as etapas com o apoio dos estudantes, convidados e demais membros da comunidade escolar, cuja finalidade é realizar atividades de cunho pedagógico como palestras, campanhas sobre o sistema de garantia e direitos da criança e adolescentes (ECA), filmes, produções de linguagens artísticas: vídeos, performance, pintura, teatro, cordel e paródia.

Os estudantes produziram poesias e peças de teatro e ainda farão parte de atividades de cunho cultural, como a produção de pintura, performance, criação de paródias etc. Com as ações, o Centro de Excelência Vitória de Santa Maria pretende estimular a autoconfiança com produção artística pessoal e em grupo; expressar-se por meio das atividades artísticas e vivências emocionais; desenvolver habilidades e apreciar os valores estéticos; desenvolver a criatividade; desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa; adquirir uma linguagem própria, desenhando, pintando, dançando, dramatizando, cantando e musicalizando, modelando e esculpindo; adquirir conhecimentos relevantes à formação para o exercício da cidadania; além de promover o protagonismo.